Não é incomum, quando vamos em um zoológico ou algum espaço onde temos contato com a natureza, lermos a frase "não tire nada daqui, apenas fotos", não é mesmo?
Pois bem, responsabilidade socioambiental também faz parte desta premissa.
O sentido de que não devemos tirar nada do lugar e deixar que a natureza siga o seu curso natural, permeia essa ideia e dá luz ao tema que, embora tão falado, ainda é pouco praticado em alguns setores da sociedade.
E você se engana se acha que, por ser só um serhumaninho no universo, não pode interferir positivamente nesta questão. Basta virar a chave na cabeça para o conceito de que tudo o que consumimos, é um recurso finito na terra.
A partir disso, fica fácil de entender que somos diretamente responsáveis pelo futuro do nosso planeta como é hoje.
E ações que demonstrem preocupacao com o tema sao muitas!
Nao somente grandes ideias, nem solucoes mirabolantes, mas, conforme os exemplos que vamos te dar agora, coisas simples e corriqueiras que você pode realizar, fazem uma grande diferença neste processo.
Economia de água
Não é de hoje que a preservação do bem mais precioso da terra fica em evidência, mais do que nunca, ações que conserve esta matéria prima são de extrema importância para o resultado final.
Desde a economia por si só, até o reuso de água para limpeza de casa, fazem uma diferença brutal tanto no custo com a conta de água, quanto no resultado macro, para o nosso planeta mesmo!
Meio de transporte
A forma como pensamos o nosso deslocamento também pode ser uma ação de responsabilidade socioambiental. À medida em que utilizamos transportes que emitem menos poluentes na atmosfera, ajudamos não só no bom andamento da sociedade em que estamos inseridos, mas também evita que toneladas de materiais sejam despejados no ar causando grandes danos ao clima e ao nosso sistema meteorológico.
Reciclagem de lixo
Separar o lixo orgânico, de plástico e metal também faz com que, no fim do processo, todos os materiais sejam destinados corretamente, não permitindo que estes mesmos materiais permaneçam por décadas se decompondo incorretamente por aí.
Estas são algumas coisas bem simples que podemos fazer, para ser parte ativa e integrante das mudanças.
Se nós, seres únicos, conseguimos agir de forma decisiva neste assunto, imagina só o que podem fazer as grandes empresas!
Elas também devem fazer parte da mudança e, muitas vezes, com simples adaptações.
A Credeal, apoia a iniciativa "eureciclo", engajando-se com o trabalho de operadores de coleta do Brasil todo, tendo a garantia de que as embalagens terão o destino correto após o uso. Além disso, têm a preocupação de trabalhar com fornecedores que manejem corretamente as florestas, de acordo com os padrões ambientais corretos.
Como vimos, todos nós somos responsáveis por transformamos o mundo para as futuras gerações.
Com ações simples, podemos mostrar nossa responsabilidade com o meio ambiente e com o outro. Seja através de empresas ou sozinhos, na nossa casa.