Como todo final de ciclo, está na hora do planejamento da próxima etapa
Para uma maior assertividade, é importante que as metas sejam plenamente alcançáveis, coerentes e tenham consonância com o que cada um tem de premissa de vida.
Pensando nisso, resolvemos te ajudar nesse período de tantas promessas para que você não se frustre e aproveite da melhor forma possível.
Anote por aí:
Antes de tudo, é preciso entender onde se quer chegar, em que velocidade e a que custo.
Ser muito agressivo nos planejamentos pode fazer com que você desanime muito cedo pelo fato de não ver resultados. Mas eles deveriam mesmo aparecer cedo?
Pense também se o objetivo pode ser realizado envolvendo uma outra pessoa. Pode ser um casal, amigos, irmãos, etc.
Objetivos que são traçados em conjunto desenvolvem um sentimento de compromisso que vai além da autogestão. O fato de haver mais de uma pessoa envolvida pode ser importante no sentido de manter sempre "a corda esticada" e não permitir que o processo seja quebrado. Além disso, estar com alguém nesta mesma página pode fazer com que o caminho seja mais agradável.
Deixe um espaço para a vida financeira e psicológica.
Tenha planos específicos para esses dois temas.
Acredite: apesar de muita gente achar que o dinheiro não traz felicidade, estar no controle pode evitar que este lado desencadeie uma série de questões psicológicas que, por sua vez, não vão permitir que as coisas fluam bem.
O contrário também é válido: se a cabeça não estiver legal, é possível que não haja motivação para desenrolar o resto.
E por fim, anote tudo [no seu caderno ou planner Credeal]!
Determinar datas e tópicos bem claros desata muitos nós que uma meta abstrata demais pode trazer.
Dica Bônus:
Esteja preparado para contratempos e adaptações. Muitas vezes, o resultado final fica muito melhor quando o plano original dá aparentemente errado.
Acredite em seu universo, ele importa!
Um feliz 2024!