Uma das mais significativas mudanças que enfrentamos nos últimos anos foi a adaptação a um novo estilo de conviver, nos relacionarmos, estudar e trabalhar.
A pandemia nos trouxe uma necessidade urgente de resiliência, de aceitarmos a realidade e nos moldar a ela. E, definitivamente, o maior impacto foi na maneira como lidamos com o trabalho.
Grandes empresas entenderam que grandes gastos com espaços físicos para o desenvolvimento do trabalho não eram tão necessários assim, e isso fez com que a cultura do Home Office fosse cada vez mais inserida no contexto corporativo.
É claro que, com isso, alguns problemas surgiriam, como a questão da produtividade e gestão da autonomia pelos colaboradores.
A desorganização continua sendo uma das principais vilãs contemporâneas e, com a prática do home office, ela veio muito mais poderosa! Então vamos às 6 dicas para você aperfeiçoar seus hábitos e ambiente de trabalho pra não ter problemas com o chefe.
1. Antes de tudo, defina um local específico. Nada de sair com o notebook no colo pela casa. Ter um local separado vai ajudar o seu cérebro a entender o momento de começar e de parar. Sabe aquela história de que, quando se trabalha em casa, a gente trabalha muito mais? Então, tome muito cuidado com isso ou, daqui a pouco, você não vai mais estar suportando ficar em casa.
2. Tenha uma cadeira confortável. Como você vai ficar horas em uma mesma posição, procure deixar o ambiente o mais confortável possível, senão a única coisa que você vai tirar de legado deste momento, é um belo problema na coluna.
3. Procure um local onde haja uma boa iluminação natural. Além de beneficiar a sua visão, fazendo com que você não termine o dia com a cabeça explodindo, vai te dar os gatilhos de quando é a hora de parar.
4. Seja organizado. Deixe tudo que você precisa à mão: agendas, rascunhos, cadernos, enfim. E o que você usa com menos frequência, guarde. Um ambiente organizado vai te ajudar a produzir de maneira mais fluída. A ciência comprova!
5. Tenha horários definidos para reflexão, meditação ou simplesmente uma pausa para olhar para o horizonte. Isso vai deixar o seu cérebro mais pronto para a maratona a seguir.
6. O mais importante, respeite o seu corpo e a sua mente. Quando for a hora de parar, pare! Os benefícios de não ter que enfrentar horas no trânsito das grandes cidades ou os seus transportes públicos, podem se transformar em verdadeiros pesadelos se os seus momentos profissionais dentro de casa não forem vividos com bom-senso e cuidado.
Anote tudo, se organize e...bom trabalho!