LIVROS, NOSSAS MELHORES VIAGENS!

shutterstock_249341866

Existem dias em que nem as pessoas que amamos conseguem nos entender ou nos fazer esquecer a rotina e viajar pra outro lugar sem pagar passagem. E nesses momentos os livros são as melhores companhias pra se ter!

Com eles é possível ir para mundos mágicos, idealizar pessoas, ter um príncipe encantado, colocar o “pé no chão”, pensar na vida e nas atitudes, tomar decisões coerentes.

Hoje é o Dia Internacional do Livro, em 1995 a UNESCO determinou essa data, pois vários escritores faleceram neste dia. Então faça deste dia o inicio de uma página, comece a adquirir mais conhecimentos, expandir os horizontes pegando um livro novo ou aquele que está na prateleira pronto pra ser lido.

E a Credeal te conta 7 curiosidades sobre os livros.

Você sabia que…

– O brasileiro lê, em média 4, 7 livros por ano e apenas 0,9 não são livros didáticos.

– Os países que mais consomem livros no mundo são, pela ordem: China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Alemanha.

– O país com o maior número de livrarias é os Estados Unidos, com uma para cada 15 mil pessoas. No Brasil, existe uma para cada 70 mil pessoas.

– A Unesco recomenda que exista uma livraria para cada 10 mil pessoas.

– O livro mais caro do mundo chama-se The Birds of America, por John James Audubon, e foi arrematado em um leilão por 11,5 milhões de dólares.

– A maior biblioteca do Brasil é a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com mais de 9 milhões de itens.

– O primeiro livro impresso foi a Bíblia de Johannes Gutenberg, em 1455

Livros fechados, sem donos ou colocados em prateleiras são como universos desconhecidos querendo ser explorados. Não deixe para amanhã o livro que você pode começar a ler hoje!

TIRADENTES NÃO FOI UM SIMPLES DENTISTA!

Hoje é feriado de Tiradentes. Pra muita gente é só mais um dia de folga, mas você sabe o significado desse feriado?

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em 1746 na Fazenda do Pombal em Minas Gerais, que hoje é chamada de Tiradentes. Ele foi tropeiro, dentista, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro.

Tiradentes ficou conhecido como herói do povo mineiro e um mártir (alguém que se sacrifica por determinado motivo) da Inconfidência Mineira. Foi um grande líder e lutou pelos ideias do seu povo.

Os inconfidentes mineiros, grupo que Tiradentes fazia parte, tinham como principal objetivo conquistar a independência do Brasil em uma época em que nosso país era explorado e dominado por Portugal. Por ser bom comunicador e ter um espírito de liderança, foi escolhido para liderar este grupo mesmo sendo ele o mais humilde de todos os membros do movimento.

O problema foi que as tropas oficiais descobriram e interromperam todo o movimento, julgando os inconfidentes em 1792 e como Tiradentes tinha poucas influências econômicas e políticas, foi o único do grupo condenado à forca.

Dia 21 de abril de 1792 foi executado, partes do corpo de Tiradentes foram colocadas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais, sua casa foi queimada e os bens confiscados.

Agora o dia de hoje não será apenas mais um feriado pra você, tem um significado pra história do nosso Brasil!

OS 10 ERROS MAIS COMUNS DO PORTUGUÊS

Hoje em dia é muito comum estar olhando o Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais e esbarrar com palavras escritas erradas!

Isso porque vivemos em uma era digital onde existem muitas abreviações, falta de leitura e de práticas de escrita. Mas o erro na ortografia não pode se tornar comum como está e não são só os adolescentes que estão escrevendo errado não, os adultos também!

Imagina que você vai postar uma foto e escreve na legenda “Concerteza a melhor festa”, vai virar com certeza motivo de piada!!

Então vamos mostrar os 10 erros mais comuns do português para que ninguém mais vire piada nas redes sociais e nem fora delas!

Afim e a fim
Afim junto é usado quando é igual, semelhante ou parecido.
A fim separado usamos quando estamos a fim de fazer algo, quando você quer chamar alguém pra sair por exemplo “Você está a fim de ir ao bar hoje?”

Agente e a gente
Gente isso é um dos mais vistos no facebook!!!
A gente SEPARADO é usado no lugar de “nós” e agente JUNTO é agente do FBI, agente da polícia..

Mas/mais
MAIS é no sentido de “mais alguma coisa”, de somar, é só lembrar da matemática, do sinal +. Exemplo: “Vou quero um x-salada mais uma batata frita”
MAS é quando substituímos o porém, todavia, entretanto, contudo, no significado de oposição ou restrição! Por exemplo: Quero comer chocolate, MAS estou de dieta!

Seja/seje
Esse é simples, seje NÃO EXISTE!!! Pronto, agora todos sabem que não precisa ter dúvidas é sempre SEJA!

Menos/menas
Usamos o menos, sempre! Não existe menas, não importa o que vem depois, é sempre menos!
MENOS dinheiro, MENOS pessoas, MENOS gente!

Com certeza/concerteza
Com certeza é sempre assim! É sempre escrito separado e com M e não com N! Com certeza não da pra esquecer essa.

Nada haver ≠ nada a ver
Nada a ver significa não ter relação com algo. O verbo haver não tem nada a ver com isso!

Para mim fazer
Mim não faz nada, absolutamente nada gente! Mim só usamos quando é no final de frase ou quando não vem um verbo depois! O correto é: para EU fazer; EU pegar; EU amar; EU digo; EU beijo! Mim não beija, não pega, MIM não faz nada!!

Porque
As regrinhas fáceis dos porquês:
Por que: começo de frase quando se faz pergunta;
Porque: resposta;
Porquê: o motivo, a razão;
Por quê: é usado antes de um ponto, podendo ser: ponto final, interrogativo, exclamação. E com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

Derrepente
É uma locução adverbial que NUNCA se escreve junto!
DE REPENTE é sempre escrito assim! Uma dica, quer chamar alguém pra sair manda um “de repente podíamos ir ao cinema..”, garanto que a pessoa vai te amar só pelo português correto!

Anotou tudo? Não? Então faz assim, pega um caderno da Credeal e anota todas as dicas pra nunca mais cometer erros na gramática! Sempre anoto no da Miss Glamour, vai lá no site e escolhe o seu também! Estudar com a Credeal é bem mais divertido!

NOSSO PAPEL DE CADA DIA

Quem nunca ouviu dizer que papel destrói as florestas?
Todos nós um dia ouvimos isso, mas será mesmo que estamos destruindo florestas ao utilizar o papel?

Existem muitos defensores que acreditam nessa falsa verdade, digo falsa, pois os papéis que usamos nos cadernos e agendas não são de florestas nativas.

“No Brasil, as empresas plantam árvores para fazer papel, preservando as florestas nativas e evitando o desmatamento. A celulose extraída da madeira é usada, por exemplo, nas folhas que você imprime em casa, no trabalho ou na escola, vem exclusivamente de florestas plantadas, que são recursos naturais renováveis e grandes agentes no combate ao aquecimento global.” Folha da Bracelpa nº 03, janeiro / abril de 2010

As florestas plantadas são produzidas pelo ser humano, elas têm como objetivo o reaproveitamento de terras degradas pela agricultura, também a diminuição da pressão sobre florestas naturais e são na maioria das vezes plantadas por empresas que irão utilizar o que foi produzido. Com isso fica claro que o papel não destrói a natureza e sim ajuda a preservar as florestas naturais que muitas vezes são devastadas por práticas agrícolas insustentáveis.

“90% do desmatamento é causado por práticas agrícolas insustentáveis” Causas subjacentes do desmatamento, World Rainforest Movement e UN FAO, 2013

“A única e maior causa direta do desmatamento tropical é a conversão para lavouras e pastos, em grande parte para subsistência.” www.replantingtherainforests.org, abril de 2013

Então você que não consegue dispensar o papel, que ama ter uma agenda pra se organizar, não consegue estudar sem escrever no caderno, pode ficar tranquilo e muito feliz porque o papel usado pra tudo isso vem de florestas que ajudam a manter a sustentabilidade, que produzem o crescimento saudável das florestas e que 100% do papel é utilizado de florestas plantadas!

“As empresas brasileiras do setor obtêm 100% da celulose e do papel a partir de florestas plantadas.” Folha da Bracelpa Nº 01, maio / junho de 2009

Agora que você já sabe que o papel não destrói florestas, a Credeal tem linhas incríveis de cadernos e agendas pra todos os gostos, um mais lindo que o outro e com a garantia de 100% de sustentabilidade.

RAZÕES PARA AMAR QUEBRA-CABEÇAS

Seja em um Domingo chuvoso ou em uma Terça-feira à tarde, os quebra-cabeças são grandes companheiros para o nosso tempo livre.

Acredita-se que os famosos puzzles tenham surgido, aproximadamente, em 1760, quando o cartógrafo britânico John Splisbury colou mapas sobre finas camadas de madeira e, em seguida, recortou as fronteiras dos países com um estilete.

O pequeno jogo era usado para ajudar crianças a aprenderem sobre geografia, as peças deveriam encaixar-se perfeitamente entre si mostrando o mapa completo.

Em 1820 eles já eram um dos brinquedos didáticos mais populares entre pessoas de todas as idades. Historiadores contam que na Grande Depressão, em 1929, os quebra-cabeças eram uma válvula de escape – os americanos se reuniam para jogar e esquecer dos seus problemas e dificuldades correntes.

Na formação de uma criança, os jogos pedagógicos ajudam no desenvolvimento físico, na noção espacial, percepção visual e capacidade de concentração.

A Credeal possui uma linha de maravilhosos quebra-cabeças infantis: Princesa Fashion, Smilinguido, Foxy, Tecnocars, Mormaii Kids e Tuma da Lala. Além disso, possuímos uma edição especial The Beatles, para reunir a maior banda de todos os tempos.